FISIOPATOLOGIA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM PEQUENOS ANIMAIS

  • DEBORA VARO SOLER FEIJÓ CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP
  • ROBERTA BASTOS FINATO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP
  • FERNANDA MENDONÇA LACERDA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP
  • JOCIANE POLO KOWALCZIKI CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP
  • Stephanie FERNANDEZ CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP
  • CARLA DANIELA DAN DE NARDO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP
  • ROSANA DA CRUZ LINO SALVADOR MÉDICA VETERINÁRIA, MESTRE ESPECIALISTA EM CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO; MESTRE EM MEDICINA VETERINÁRIA PELA FCAV UNESP JABOTICABAL; ATUALMENTE DOCENTE DAS DISCIPLINAS DE CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS, SEMIOLOGIA E PATOLOGIA CLÍNICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO. ALUNA DE DOUTORADO DA FCAV UNESP JABOTICABAL, DO PROGRAMA DE CLÍNICA MÉDICA.
  • André Luiz Baptista Galvão Centro Universitário de Rio Preto
Palavras-chave: coração, encéfalo, olhos, rins.

Resumo

Objetivou-se com este trabalho abordar fisiologia da pressão arterial (PA) e a fisiopatologia referente a hipertensão arterial sistêmica (HAS) em pequenos animais considerando as enfermidades associadas. A manutenção da PA, dentro de valores considerados normais, é de extrema importância para garantir uma adequada perfusão sanguínea aos órgãos e tecidos vitais. Quando há um aumento persistente dos valores da PA, ocorre HAS, a principal consequência desse aumento persistente é a lesão de órgãos-alvo como o coração, os rins, o olho e o encéfalo. A HAS pode ser classificada em primária ou idiopática, hipertensão por jaleco branco e hipertensão secundária sendo a aferição da PA a ferramenta fundamental para o diagnóstico. Na medicina veterinária, enfermidades como hipertireoidismo, hiperadrenocorticismo, hiperaldosteronismo, diabetes mellitus, feocromocitoma e doença renal crônica possuem na sua patogênese o desenvolvimento da HAS.

Biografia do Autor

DEBORA VARO SOLER FEIJÓ, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP
MÉDICA VETERINÁRIA FORMADA PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP - ALUNA DO APRIMORAMENTO EM MEDICINA VETERINÁRIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP. ALUNA DE PÓS GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP
ROBERTA BASTOS FINATO, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP
MÉDICA VETERINÁRIA FORMADA PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP
FERNANDA MENDONÇA LACERDA, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP
GRADUANDA DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO  PRETO - UNIRP
JOCIANE POLO KOWALCZIKI, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP
GRADUANDA DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO  PRETO - UNIRP
Stephanie FERNANDEZ, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP
MÉDICA VETERINÁRIA FORMADA PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP - ESPECIALISTA EM CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP, ATUALMENTE ALUNA DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA PELA FCAV/UNESP JABOTICABAL-SP. DOCENTE DA DISCIPLINA DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO- UNIRP
CARLA DANIELA DAN DE NARDO, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP
MÉDICA VETERINÁRIA, MESTRE ESPECIALISTA EM CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO; MESTRE EM MEDICINA VETERINÁRIA PELA FMVA UNESP ARAÇATUBA; ATUALMENTE DOCENTE DAS DISCIPLINAS DE CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS, SEMIOLOGIA E PATOLOGIA CLÍNICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO.
André Luiz Baptista Galvão, Centro Universitário de Rio Preto
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - Campo Grande (MS). Especialista em Clínica Médica de Pequenos Animais pelo programa de Aprimoramento realizado no Hospital Veterinário "Governador Laudo Natel" - FCAV/Unesp - Jaboticabal (SP). Mestre e Doutor em Clínica Médica de Pequenos Animais com ênfase em Nefrologia e Urologia - pela mesma instituição de ensino superior. Atualmente é integrante como pesquisador de dois grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Nefrologia e Urologia Veterinária - FCAV/Unesp Jaboticabal (SP) e do Grupo de Pesquisa em Parasitologia e Enfermidades Parasitárias dos Animais - FMVA/Unesp Araçatuba (SP). Trabalha no Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP) exercendo função de docente no curso de Medicina Veterinária (ministrando aulas nas disciplinas de Clínica Médica de Pequenos Animais I e II, Semiologia e Patologia Clínica na Graduação e as disciplinas de Neurologia Veterinária e de Nefrologia e Urologia Veterinária na pós-graduação) e atua como Médico Veterinário no Hospital Veterinário "Dr. Halim Atique" - Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP.
Publicado
2016-03-30
Seção
Revisão Clínica Médica de Pequenos Animais