O ARGUMENTO DE AUTORIDADE COMO ESTRATÉGIA RETÓRICO-ARGUMENTATIVA NO ARTIGO DE OPINIÃO JORNALÍSTICO

  • Ana Cláudia Ferreira da Silveira Universidade de Franca
  • Maria Flávia Figueiredo Universidade de Franca

Resumo

O artigo de opinião é um gênero jornalístico caracterizado pela exposição opinativa do articulista, bem como pela argumentatividade. Tal estratégia visa à defesa de um ponto de vista acerca de temas como economia, comportamento, religião, ciência, entre outros. Nesse gênero, o autor faz uso de técnicas argumentativas e mecanismos retóricos quesustentem seu posicionamento frente ao tema e que venham a possibilitar a persuasão do auditório. Dentre outras técnicas argumentativas, temos o argumento de autoridade, que visa atribuir credibilidade e fundamento às teses apresentadas por intermédio da citação de autores, pesquisadores e instituições que, pelo prestígio, são invocados. Obviamente que,para a obtenção da eficácia argumentativa, tais referências devem ser coerentes às ideias defendidas pelo orador, mas o que de fato importa é que sejam reconhecidas e aceitas pelo auditório. Nessa análise, estará em foco o uso do argumento de autoridade no gênero artigo de opinião jornalístico. Procurar-se-á verificar como tal estratégia contribui para a fundamentação argumentativa corroborando o processo retórico. A fim de proceder à análise, tomar-se-á como objeto de estudo o artigo intitulado “Dior not war”, publicado no Jornal Folha de S. Paulo no dia 05.08.2013 e escrito pelo filósofo, escritor e articulista Luiz Felipe Pondé, conhecido por seu estilo provocativo e irônico. Para subsidiar a análise, serão adotados, como referenciais teóricos, a Retórica Aristotélica, bem como a Nova Retórica com os autores: Perelman e Olbrechts-Tyteca, Reboul, Meyer e Ferreira.
Publicado
2014-04-09
Seção
Artigos