OS SLOGANS DE CERVEJAS BRASILEIRAS DO SÉCULO XXI: REFLEXÕES DIALÓGICAS SOBRE A IMAGEM FEMININA

  • Adriana Pernambuco Montesanti Universidade de Franca (Unifran)
  • Juscelino Pernambuco Universidade de Franca

Resumo

Os slogans de cerveja no Brasil têm conseguido agradar o telespectador e despertar a curiosidade dos pesquisadores pela criatividade e originalidade. É, portanto, relevante observar o que há subjacente à construção imagética desses slogans e ao texto que eles veiculam. A justificativa dessetrabalho deve-se ao fato de detectar se a presença preponderante da figura das mulheres nas propagandas está diretamente ligada a um discurso predominantementemasculino sobre a figura feminina. O embasamento teóricose deu com fundamentos nas descobertas de Mikhail Bakhtin a respeito do caráter dialógico da linguagem em todas as suas manifestações. O procedimento metodológico consistiu em analisar seis slogans de cinco marcas de cervejas brasileiras do século XXI. Buscou-se encontrar nas análises dos slogans manifestações de relações dialógicas e os efeitos de sentido que são construídos sobre a imagem feminina pelas agências de publicidade. Nesse sentido, pretendeu-se analisar o corpus a partir de uma perspectiva dialógicada linguagem de forma reflexiva e crítica e perceber essas relações em seus elementos verbais e não verbais. Com base nas análises, comprovou-se que os slogans de cervejas  trazem implícito um jogo de vozes sociais em torno da exploração do corpo da mulher na busca de fazer crescer o consumo da bebida e da fixação de cada marca.
Publicado
2014-04-04
Seção
Artigos