OS DISCURSOS DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO CONTINUADA

  • Angela de Assis-Brasil PPGL/UFSM

Resumo

Este trabalho traz como tema os discursos dos participantes de um projeto de formação continuada interdisciplinar. O objetivo é analisar os discursos produzidos durante parte de uma sessão reflexiva e identificar em que medida os professores percebem relevante a reflexão de sua própriaprática docente. O universo de análise investigado é o segmento de professores de uma escola pública de ensino médio, situada no interior do Rio Grande do Sul. Os discursos de nove destes professores serviram de corpus para o estudo, cujo procedimento de análise é uma interpretaçãodiscursiva por meio da identificação das categorias de modalidade e de avaliação, a partir do referencial teórico da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989, 1992, 2003). A análise dos discursos nos mostra a presença de declarações avaliativas, caracterizando a avaliação por parte dos professores em relação à importância da reflexão acerca de sua prática docente.
Publicado
2014-04-04
Seção
Artigos