UMA ANÁLISE DO DISCURSO ENVOLVENDO AUTORIA, PLÁGIO E IMAGINÁRIO COLETIVO NA CRIAÇÃO EM DESIGN GRÁFICO

  • Ana Márcia Zago Universidade de Franca
  • Fernando Aparecido Ferreira Universidade de Franca

Resumo

Este artigo tem como finalidade a análise das práticas discursivas que tratam da autoria e do plágio no design gráfico, tendo como corpus a entrevista contida na matéria jornalística publicada pelo portal EXAME.com, no dia 13 de outubro de 2010, intitulada “Conheça o criador do logoem homenagem a Steve Jobs”. Pela utilização dos fundamentos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, a autoria pode ser percebida como um fenômeno complexo, caracterizado como um modo de ser e de existir no tempo e no espaço e que emerge dos discursos comouma “função autor”. A partir da análise do referido material, pretende-se conhecer os efeitos de sentido que emanam dos discursos acerca da autoria no design gráfico, identificando inclusive a influência exercida pelo imaginário coletivo no processo criativo dos sujeitos envolvidos no suposto caso de plágio.
Publicado
2013-05-20
Seção
Artigos