O trabalho com o texto literário na formação inicial de professores de língua portuguesa

  • Maria Gorete Paulo Torres Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • José Cezinaldo Rocha Bessa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN de Pau de Ferros)

Resumo

Neste trabalho, objetivamos compreender como é realizado o trabalho com o texto literário na formação inicial de professores de língua portuguesa em um curso de Letras/Língua Portuguesa de uma instituição de ensino superior pública, considerando as experiências de leituras literárias vivenciadas pelos estudantes durante seuprocesso de formação no curso. O trabalho está ancorado em estudos de Cosson (2009), Machado (2002), Martins (2006) e Soares (2003), entre outros. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza como de natureza descritiva e interpretativa e se orienta por uma abordagem quantitativa e qualitativa. Os resultados apontam que o trabalho como texto literário encontra espaço na sala de aula do curso pesquisado, posto que são propiciadas aos estudantes experiências de leitura de gêneros literários diversos e não somente de textos consagrados – romances, poesias – mesmo que, quase sempre, essas leituras sejam realizadas para cumprirem atividades solicitadas pelos professores.Os dados apontam ainda que o curso de Letras contribui para o processo de letramento literário, mesmo que, por vezes, tenha que assumir a tarefa de iniciação de alguns de seus estudantes nesse tipo de letramento. Sendo assim, podemos afirmar que o trabalho com o texto literário desenvolvido no curso, ainda que com algumas limitações,tem contribuído para a formação leitora de seus  estudantes, cumprindo, portanto, o seu papel de preparar profissionais capazes de exercerem a tarefa de formar leitores nas escolas da educação básica.
Publicado
2011-11-04
Seção
Artigos