CURSO DE INGLÊS ON-LINE: práticas discursivas da autonomia na aprendizagem

  • Maria Regina Momesso Universidade de Franca
  • Mariana Castaldi Zardini Universidade de Franca

Resumo

O presente artigo objetiva analisar discursivamente a homepage de um curso de inglês on-line – o www.inglescurso.net – para verificar como se constroem as práticas discursivas de identificação e representação sobre a autonomia na aprendizagem comunicativa do inglês on-line. As reflexões deste estudo estão assentadas na perspectivadiscursiva francesa. Para as questões do ensino de inglês nainternet pautou-se em estudos desenvolvidos por Heltai Lima, Paiva, Motta-Roth, Levy da Linguística aplicada; em relação às novas tecnologias na aprendizagem de língua estrangeira em Coracini e quanto aos conceitos de discurso, práticas discursivas em Foucault e outros que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Os resultados mostram a construção de uma prática discursiva de um ensino-aprendizagem pautado em escolhas do internauta aprendiz.Este se juntando aos que ali frequentam e seguindo as prescrições de atividades estaria aprendendo segundo sua vontade e escolha, de forma autônoma e flexível. No entanto, o conteúdo do ensino-aprendizagem on-line não se diferencia do tradicional. Na verdade o que muda é a forma de apresentação desse conteúdo que simula uma aprendizagem autônoma e eficiente.
Publicado
2011-06-30
Seção
Artigos