INVERTENDO OS PAPÉIS: O ALUNO COMO ANALISTA DO DESEMPENHO DO PROFESSOR

Resumo

Geralmente é o professor que faz intervenções em sala de aula e avalia a performance dos alunos. Neste trabalho, parte de uma dissertação de mestrado, os alunos avaliam o trabalho do professor, após uma sequência de atividades em torno do poema, da crônica, do conto e do romance num viés semiótico, via atividades sequenciais didáticas que mostraram os três níveis de leitura do texto. Como resultado, após o professor avaliar as redações dos alunos nas análises dos gêneros literários aqui mencionados, com especialidade “O Romance de Dorian Gray”, de Oscar Wilde e a análise dos alunos da performance do professor, descobriu-se melhoraram em termos de motivação, capacidade de abstrair o sentido do texto e nos processos metacognitivos.

Biografia do Autor

Valdenildo Dos Santos, UFMS, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Secretaria da Educação de Minas Gerais
Doutor em Letras, Filologia e Linguística Portuguesa (Semiótica) pela UNESP. Professor associado II na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Mauricio Doneli, UFMS
Mestre em Linguagens pela UFMS, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Professor da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais
Publicado
2024-06-10