CONTANDO HISTÓRIAS E FORMANDO LEITORES E ESCRITORES CRÍTICOS E CRIATIVOS

Resumo

Este artigo discorre sobre atributos, técnicas e práticas desenvolvidos na Contação de Histórias, que contribuem para o aperfeiçoamento do letramento literário, vinculando-os às abordagens pedagógicas que explorem a capacidade leitora, interpretativa e escritora do público infantil. O referencial teórico do estudo apoiou-se nos pesquisadores Regina Zilberman, para a Literatura Infantil e Rildo Cosson, para Letramento literário. O estudo pretendeu estabelecer relações e vínculos entre os temas citados e traçar estratégias pedagógicas, que visassem ao alcance do letramento literário por intermédio da Contação de Histórias. Observou-se, por conclusão, a intrínseca e bem-sucedida combinação dos elementos, capaz de oferecer possibilidades de formação de sujeitos-leitores e escritores.   Palavras-chave: letramento literário; contação de histórias; ensino de literatura

Biografia do Autor

Aparecida Maria Peres Mainenti, Colégio Pedro II
Aparecida Maria Peres Mainenti é graduada em Letras (Português-Literatura) pela Faculdade Souza Marques e em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto-Juvenil pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (CESANTA); e Mestranda do Mestrado Profissional de Práticas da Educação Básica do Colégio Pedro II. Atua como docente na rede pública do Estado do Rio de Janeiro, em curso de Formação de Professores na Modalidade Normal.
Jorge Luiz Marques de Moraes, Colégio Pedro II
Jorge Luiz Marques de Moraes possui graduação em Letras (Língua Portuguesa - Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Letras (Letras Vernáculas - Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado pelo mesmo programa de pós-graduação, sempre sob a orientação da Professora Doutora Elódia Xavier. É professor titular do Colégio Pedro II. Sua área de estudo é Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Formação de Professores em língua materna e ensino de leitura e literatura.
Publicado
2024-06-10