PESQUISA METATEÓRICA SOBRE A LEITURA NA BNCC – ENSINO MÉDIO

Resumo

É nossa intenção, nesse estudo, verificar como os artigos, presentes no Google Acadêmico, de 2018 a 2022, abordam a leitura na BNCC- Ensino Médio. Assim, elaboramos como pergunta norteadora: de que maneira os artigos presentes no Google Acadêmico, no período de 2018 a 2022, abordam a leitura na BNCC- Ensino Médio? Fizemos uma pesquisa qualitativa de vertente metateórica. Para isso, selecionamos cinco artigos científicos, presentes no Google Acadêmico, que possuíam no título leitura/BNCC/ensino médio. Tomamos como base teórica os textos de Kleiman (1989), Rojo (2004), Carleti (2007), Koch e Elias (2009) e Silva (2011). O resultado indica que o tratamento da leitura no ensino médio, na BNCC, dá-se no contexto da literatura, destacando a ampliação do repertório do que é lido em sala de aula, considerando as diferentes manifestações artísticas.

Biografia do Autor

Érica Pires Conde, Universidade Federal do Piaui - UFPI, Centro de Ciências da Educação - CCE, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE
Professora Adjunta - nível IV da Universidade Federal do Piauí, lotada no Centro de Ciências da Educação - CCE, no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino- DMTE, com mestrado em Linguística pela UFC ( Universidade Federal do Ceará) e em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos - São Paulo.
Iveuta de Abreu Lopes, Universidade Federal do Piauí
Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí. Doutora em Letras, área Linguística, Universidade Federal de Pernambuco (2004); Mestre em Linguística, Universidade de Brasília (1989); Graduada em Letras, Universidade Federal do Piauí (1984); Estágio de Pós-doutorado realizado na Universidade de Brasília (2010-2011). Atua na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (mestrado e doutorado) da UFPI.  ORCID https://orcid.org/0000-0002-0204-4301.
Publicado
2024-06-10