A RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: a posição sujeito professor frente aos desafios emergidos nas práticas de ensino remoto e híbrido

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o discurso dos professores sobre as práticas de ensino em tempos de pandemia, considerando, neste processo, a posição sujeito professor ao lidar com os desafios emergidos durante as aulas remotas e híbridas, bem como as expectativas na volta às aulas presenciais. A pesquisa está fundamentada na teoria da Análise de Discurso materialista e a constituição do corpus de análise se deu por meio da realização de uma entrevista, na plataforma Google Meet, com professores que estavam ministrando aulas no período pandêmico em escolas públicas estaduais de Mato Grosso. Como principais resultados observamos que em meio as turbulências e desafios no campo educacional, durante o isolamento social, os profissionais realizaram práticas significativas para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem,  ressignificando o espaço escolar, no sentido de despertar mais a participação dos estudantes, organizar melhor o tempo de duração e procedimentos seguidos nas aulas online, além de selecionar diferentes recursos tecnológicos para auxiliá-los na execução de suas atividades pedagógicas.

Biografia do Autor

Marcinete Rocha da Silva Rocha da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso
Doutoranda em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso
Joelma Aparecida Bressanin, Universidade do Estado de Mato Grosso
Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas Professora efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística
Publicado
2022-12-31