A RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: a posição sujeito professor frente aos desafios emergidos nas práticas de ensino remoto e híbrido
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o discurso dos professores sobre as práticas de ensino em tempos de pandemia, considerando, neste processo, a posição sujeito professor ao lidar com os desafios emergidos durante as aulas remotas e híbridas, bem como as expectativas na volta às aulas presenciais. A pesquisa está fundamentada na teoria da Análise de Discurso materialista e a constituição do corpus de análise se deu por meio da realização de uma entrevista, na plataforma Google Meet, com professores que estavam ministrando aulas no período pandêmico em escolas públicas estaduais de Mato Grosso. Como principais resultados observamos que em meio as turbulências e desafios no campo educacional, durante o isolamento social, os profissionais realizaram práticas significativas para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem, ressignificando o espaço escolar, no sentido de despertar mais a participação dos estudantes, organizar melhor o tempo de duração e procedimentos seguidos nas aulas online, além de selecionar diferentes recursos tecnológicos para auxiliá-los na execução de suas atividades pedagógicas.
Publicado
2022-12-31
Seção
Artigos