OS TEMPOS DA NINFA SOB A LUZ E ENTRE CORES

Resumo

A forma como as cores e os corpos são dispostos ante à luz, em determinadas cenas do cinema e do audiovisual, faz com que elas percam em certa medida suas significações óbvias. Ao serem expostos e, consequentemente tomarem seus lugares na cena e no tempo do ocorrido, os corpos entrelaçam-se num jogo articulado em suas respectivas tonalidades, formas e texturas. São esses detalhes que estão nos chamando atenção no seriado Medici: Masters of Florence, (2016) de Sergio Mimica-Gezzan. Para pensarmos a visualização do tempo nessas matérias, estamos tomando como referências, Aby Warburg e Georges Didi-Huberman. Nessa mobilização entre imagem e filosofia, iremos pensar como algumas plasticidades agem enquanto formas inseridas nas características e sentimentos da personagem Madalena (Sarah Felberbaum) preservando a forma da ninfa arcaica na reconstituição do tempo no seriado.  Palavras chaves: luz; cores; objetos; Aby Warburg; Didi-Huberman.

Biografia do Autor

Silvaneide Dias da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Mestranda em Programa de Pós-Graduação em Memória Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Rogério Luiz Silva de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Memória: linguagem e sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Professor adjunto do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Publicado
2022-12-31