ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS: a narratologia como elo entre literatura e cinema

Resumo

No presente artigo de vertente bibliográfica, refletimos acerca das teorias da narrativa como aporte para a análise de adaptações literárias. Assim, é preciso dizer o óbvio: Literatura e Cinema não são a mesma coisa. No entanto, como apresentaremos nesse estudo, determinados argumentos herméticos e repressores da adaptação costumam analisá-la pela perspectiva exclusiva do texto literário, ignorando o fato de que as duas manifestações artísticas são feitas a partir de instrumentos e processos distintos. A Literatura é a arte da palavra. Já Cinema se constrói essencialmente torno das imagens em movimento, mas ele não se encerra nisso, pois reúne em si mesmo características de outras artes. Apesar disso, a narratividade é o que une essas duas artes, perfazendo um profícuo campo de pesquisa, especialmente, para os estudos interartes. Para tanto, a fundamentação teórico-metodológica compreende os estudos de Reis e Lopes (1988), Yves Reuter (2002), Walter Moser (2006), Robert Stam (2006), Adalberto Müller (2008), Linda Hutcheon (2013).

Biografia do Autor

Mirella Rodrigues Flores, UFGD/Mestranda
Graduada em Letras, com habilitação em Literatura, pela Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestranda em Letras, na área de Literatura e Práticas Culturais, pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Letras (PPGL), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Pesquisa as relações intersemióticas entre a Literatura e o Cinema nas produções latino-americanas. Integrante do Grupo de Estudos InterArtes (https://interartesufgd.wordpress.com/).
Paulo Custódio de Oliveira, UFGD/Professor/Doutor
Pós-Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor do Programa de Pós-Graduação e da Graduação em Letras (UFGD).
Evelin Gomes da Silva, UNIOESTE/Doutorado em Letras
Doutoranda no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora no curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). 
Publicado
2022-12-31