UM PERCURSO PARA A EMOÇÃO: sobre a obra Trajetória das paixões – uma retórica da alma

Pathways of passion – a rhetoric of the soul

Resumo

O legado teórico construído sobre o pathos, desde Aristóteles até a atualidade, tornou-se objeto de interesse para as pesquisas do Grupo PARE (Pesquisa em Argumentação e Retórica) nos últimos anos. Como fruto de suas elucubrações, a líder do grupo propôs um novo modo de analisar as emoções: por intermédio de um percurso denominado “trajetória das paixões”. Embasado em tal proposição, o grupo produziu um acervo de reflexões e análises dos mais diversos textos/discursos para testar a eficácia teórica dos recentes estudos. Os frutos de tais análises, sua importância para os estudos da contemporaneidade e novas possibilidades de pesquisa nessa seara é o que buscamos evidenciar nesta resenha da obra intitulada Trajetória das paixões: uma retórica da alma.

Biografia do Autor

Alan Ribeiro Radi, Universidade de Franca
Doutorando em Linguística pela Universidade de Franca. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – código de financiamento 001. Membro do Grupo PARE (Pesquisa em Argumentação e Retórica) ), certificado pelo CNPq.
Maria Flávia Figueiredo, Universidade de Franca
Pós-doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP, Doutora em Linguística pela Unesp (Araraquara), Docente do Programa de Mestrado em Linguística da Unifran.
Publicado
2021-08-12