A PSICOLOGIA E OS PSICÓLOGOS(AS) NOS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO SEXUAL: Encaminhamentos para pesquisa

Resumo

A problemática deste estudo é elencar encaminhamentos à formação em pesquisa para psicólogos(as) e, respectivas contribuições à Educação (à Pedagogia, em especial), no tocante a produção stricto das ciências psicológicas nos temas da Educação Sexual. Objetivo geral é apontar a produção de conhecimento em Educação Sexual de psicólogos e psicólogas na área da Psicologia (programas de pós-graduação brasileiros). De metodologia bibliográfica a partir de levantamentos no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, acompanhado de buscas em outras fontes online como a plataforma lattes (currículo lattes dos pesquisadores/as) e consultas à plataforma Sucupira para localização dos conceitos dos Programas em Psicologia, elaboram-se três encaminhamentos à pesquisa em Psicologia para os estudos da Educação Sexual e três contribuições dadas à própria área e à área da Educação e Educação Sexual no incentivo e na formação de novos(as) pesquisadores(as), a partir da Iniciação Científica.  

Biografia do Autor

Solange Aparecida de Souza Monteiro, INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
Mestra em Processos de Ensino, Gestão e Inovação pela Universidade de Araraquara - UNIARA (2018). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupunga (1989). Possui Especialização em Metodologia do Ensino pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupunga (1992). Trabalha como pedagoga do Instituto Federal de São Paulo campus São Carlos(IFSP/Câmpus Araraquara-SP). Participa dos núcleos: -Núcleo de Gêneros e Sexualidade do IFSP (NUGS); -Núcleo de Apoio ás Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). Desenvolve sua pesquisa acadêmica na área de Educação, Sexualidade e em História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena e/ou Relações Étnico-raciais.
Publicado
2020-12-30