TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA

Palavras-chave: Educação, Perspectiva crítica, Tecnologias de informação e comunicação.

Resumo

Tem-se observado um discurso crescente acerca da necessidade de utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação no espaço escolar, quer seja para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a práticas da cultura digital, quer seja para a melhoria dos processos educacionais. A partir de uma perspectiva crítica, este artigo objetiva refletir sobre a integração dos artefatos digitais na educação, tendo como aporte teórico, principalmente, os estudos de Neil Selwyn. Após as reflexões, infere-se que, na atualidade, muitas vezes, tem-se atribuído à tecnologia centralidade no processo educacional, em detrimento da dimensão humana, posicionando o professor, como mero coadjuvante no processo de ensino aprendizagem, creditando ao artefato tecnológico a garantia de uma educação de qualidade. Espera-se que o estudo possa contribuir para suscitar outras reflexões sobre educação e artefatos tecnológicos digitais no contexto educacional.

Biografia do Autor

Márcia Aparecida Vergna, Universidade Estácio de Sá
Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais com bolsa da CAPES/PROSUP. Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, com graduação em Letras (Português e Inglês) e especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. É professora da educação básica. Tem experiência na área de Letras, principalmente no desenvolvimento de projetos de leitura e escrita. Participa dos grupos de pesquisa Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia (CEPETec) (registrado no CNPq), Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais: abordagens críticas (UNESA) e Tecnologia e Educação: discursos utópicos e distópicos e suas metáforas fundamentais (UNESA). Integra a equipe de editores/revisores da revista Educação e Cultura Contemporânea (A2). Interessa-se por temáticas relacionadas ao desenvolvimento de projetos de leitura e escrita e uso das tecnologias de informação e comunicação nos processos educacionais.
Publicado
2020-12-30