REFLEXÕES SOBRE A RETÓRICA PEDAGÓGICA: as partes do discurso no ensino da escrita acadêmica

Palavras-chave: Retórica, escrita acadêmica, partes do discurso, Retórica pedagógica.

Resumo

Retórica, disciplina sistematizada na antiguidade clássica, por Aristóteles, tem por fim analisar, por meio do discurso, os meios cabíveis para se chegar à persuasão em cada caso. Tal área, que tem sido matéria de reflexão desde os primórdios da humanidade, possui caráter duplo. Assim, é possível considerar a Retórica como intermediadora de dois campos de atuação: o primeiro, de caráter teórico, voltado para a análise e interpretação de discursos, é empregado na atualidade pelos teóricos e analistas do discurso para ponderar acerca da eficácia, ou não, de determinada estratégia persuasiva componente de um discurso; e o segundo, pertencente à seara prática, voltado para a redação e composição de atos retóricos, é utilizado para guiar retores e oradores em sua prática oratória e persuasiva em âmbito discursivo. O foco deste trabalho repousa sobre a esfera prática, pedagógica, dessa arte. Por meio dos ensinamentos de teóricos e filósofos da antiguidade, o fito da discussão teórica aqui apresentada é auxiliar na atividade de escrita acadêmica, por meio do conceito retórico de partes do discurso, que auxilia na objetividade, clareza e economia de um discurso. Tomaremos, assim, o texto do meio acadêmico como discurso retórico, uma vez que seu intuito é apresentar uma tese a um auditório e fazer com que ela seja aceita. Por fim, este estudo apresentará uma sugestão de composição de um discurso retórico em âmbito científico.

Biografia do Autor

Maria Flávia Figueiredo, Universidade de Franca
Pós-doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP,Doutora em Linguística pela Unesp (Araraquara),Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Unifran.
Valmir Ferreira dos Santos Junior, Doutorando, Universidade de Franca
Doutorando-direto do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Unifran.Bolsista Fapesp de doutorado-direto (processo 2019/01843-8)
Publicado
2020-03-03