MEMES E GIFS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM CRÍTICA DA LEITURA E DA ESCRITA

  • Érica Pires Conde Universidade Federal do Piaui - UFPI, Centro de Ciências da Educação - CCE, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE
  • Maria Vilani Soares Universidade Federal do Piauí - UFPI Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE/CCE).
Palavras-chave: Gêneros Digitais. Memes e GIF. Aula de Português.

Resumo

A realidade vivida no ciberespaço nem sempre invade a sala de aula, passando a impressão de que o ambiente real e o virtual não são usados concomitantemente por professores e alunos. Partindo desse pressuposto, indagamos: De que maneira os Memes e os GIFS contribuem para o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita em língua portuguesa? Foram nossos objetivos específicos: analisar memes e GIFS; defender a presença desses gêneros digitais na aula de língua portuguesa e destacar a importância de ações pedagógicas com a leitura e produção de texto, mediante o uso desses textos. A pesquisa realizada tem caráter qualitativo. Embasamos nosso estudo em autores como Marcuschi (2008), Fiorin (2008), Bazerman (2011), Rojo e Barbosa (2015), Lupinacci (2016), Escalante (2016), Massaruto,Vale e Alaimo ( 2017), além de outros. O resultado mostra a importância de o professor de língua portuguesa fazer uso de Memes e de GIFS, em sala de aula, uma vez que viabilizam a criação de leitores e produtores de textos críticos.

Biografia do Autor

Érica Pires Conde, Universidade Federal do Piaui - UFPI, Centro de Ciências da Educação - CCE, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE
Professora Adjunta - nével III da Universidade Federal do Piauí, lotada no Centro de Ciências da Educação - CCE, no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino- DMTE, com mestrado em Linguística pela UFC ( Universidade Federal do Ceará) e em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos - São Paulo.
Maria Vilani Soares, Universidade Federal do Piauí - UFPI Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE/CCE).
Doutora e Mestre em Linguística (UFC);Especialista em Língua Portuguesa (UFPI); Graduada em Letras (UFPI). Atualmente é professora associada do Campus Ministro Petrônio Portela - UFPI- Teresina, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE/CCE). Docente Orientadora do Programa de Residência Pedagógica Letras (PRP/Capes/UFPI), trabalhando mais especificamente com Pesquisas em Estágio Supervisionado e Formação de Professores. Atuou como Coordenadora do Curso de Letras (CSHNB). Possui experiência na área de Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa e LIBRAS, com ênfase em Aquisição, Desenvolvimento e Processamento da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: escritura e reescritura textual; operadores linguísticos e estratégias textuais; Linguística Cognitiva; Linguística Aplicada ao ensino; Educação e Representação social; Ensino e formação de professores e Métodos e Técnicas da Pesquisa Científica.
Publicado
2020-12-30