Vértices analíticos sobre o ensino de espanhol como língua estrangeira: o caso da (des)motivação

  • Danillo Silva Guimarães UNINASSAU
  • Sydnei Chirol da Silva UNINASSAU
  • Wilder Kléber Fernandes de Santana Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Éderson Luis Silveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave: (Des) Motivação, Professor, Língua Espanhola.

Resumo

Esta pesquisa se propõe a analisar aspectos (des)motivacionais que interferem na vida laboral dos professores de Língua Espanhola do Ensino Médio Regular de escolas públicas e privadas na cidade de João Pessoa - PB. Através de uma pesquisa qualitativa, visamos verificar, a partir dos estudos de Williams e Burden, Callegari, Guimarães, investigar em que medida o empenho do professor é ou foi afetado por agentes internos e externo, tais como aspectos de satisfação e insatisfação, desvalorização da profissão, o mau comportamento do aluno, as condições precárias da escola e o salário docente. Consideram-se duas formas de motivação: intrínseca e extrínseca, sendo a primeira derivada do próprio indivíduo, e a segunda se relaciona como meio em que este vive. Nesse processo litúrgico do ensino de Língua Espanhola, o presente estudo evidencia o tema da motivação, ilustrando a relevância do papel do professor e quais estratégias motivacionais utilizam em suas aulas.

Biografia do Autor

Danillo Silva Guimarães, UNINASSAU
Pósgraduado em Linguagem e Ensino de Língua e Literatura pela UNINASSAU; Graduado em Letras Espanhol pela Universidade Federal da Paraiba - UFPB
Sydnei Chirol da Silva, UNINASSAU
Pósgraduado em Linguagem e Ensino de Língua e Literatura pela UNINASSAU; Graduado em Letras Inglês pela Universidade Federal da Paraiba - UFPB
Wilder Kléber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Doutorando em Linguística (Proling - UFPB, 2018); Mestre em Linguística (Proling - UFPB, 2016); Mestre em Teologia (Faculdade Teológica Nacional, 2016); Mestrando em Arqueologia Bíblica (Faculdade Teológica Nacional, 2017); Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB, 2017); Poeta e Escritor Paraibano.
Éderson Luis Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Doutorando e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC;  Membro do Grupo de Pesquisa em Territorialidades e Infância e Formação Docente (GESTAR/CNPq), do grupo Formação de Porfessores de Língua e Literaturas (FORPROLL/CNPq) e da Associaçao de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB
Publicado
2020-03-03