AÇÕES COLABORATIVAS VISANDO À INCLUSÃO: UM OLHAR PARA A LEITURA E A ESCRITA DE UM ALUNO COM TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS

  • maria andreia batista blum Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • cristiane angelo Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
Palavras-chave: Leitura e escrita, Transtornos funcionais específicos, pesquisa colaborativa.

Resumo

Esta pesquisa aborda o processo colaborativo de formação teórica e metodológica desenvolvido com um professor que atua no 4º ano do ensino fundamental e, em contra turno, em Sala de Recursos Multifuncional (SRM), no atendimento a um aluno que apresenta transtornos funcionais específicos, no contexto de uma escola pública do Paraná. Com base teórica nos estudos do Círculo de Bakhtin, frente à necessidade de interação entre os sujeitos envolvidos, e de Vygotsky, para quem o conhecimento se forma no interior das relações sociais, e com base metodológica nos pressupostos da pesquisa colaborativa, buscou-se orientar o professor no trabalho com a leitura e a escrita junto ao aluno que apresenta necessidades educacionais especiais.

Biografia do Autor

maria andreia batista blum, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unicentro, Universidade Estadual do Centro-Oeste.
cristiane angelo, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
Doutora em Letras. Docente do Programa de Pós- Graduação em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste
Publicado
2020-03-03