REVISTA "O CRUZEIRO": A FIGURA FEMININA EM PUBLICIDADES DE SABONETES DE 1949

  • Raíssa Medici de Oliveira Universidade de Franca
  • Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento Universidade de Franca
Palavras-chave: O Cruzeiro, figura feminina, publicidades, 1949, semiótica.

Resumo

O artigo consiste na aplicação da teoria semiótica de linha francesa a publicidades de sabonetes anunciadas na revista O Cruzeiro no ano de 1949. Nosso objetivo é reconstruir a figura feminina presente nesses textos e estabelecer sua relação com a persuasão do enunciatário que é levado a adquirir não somente os produtos, mas principalmente os valores investidos nos objetos anunciados. Da teoria empregamos o percurso gerativo do sentido, focalizando o nível discursivo e depreendendo as axiologias de consumo propostas por cada anúncio publicitário. Finalmente, depreendemos o padrão comportamental daquela sociedade pós-Segunda Guerra Mundial.
Publicado
2010-10-25
Seção
Artigos