A PRESENÇA DE MEMES EM CURSINHOS PRÉ-VESTIBULARES: UMA INSTABILIZAÇÃO NAS RELAÇÕES ESCOLARES?

  • Marina Totina de Almeida Lara UNESP (FCLAr)
Palavras-chave: Memes. Ensino de Língua Materna. Relações escolares.

Resumo

O presente artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado (LARA, 2018) e complementa e atualiza resultados apresentados em outros artigos (LARA, 2017a; 2017b; MENDONÇA & LARA, 2018). A centralidade da proposta é apresentar uma análise, de viés bakhtiniano, sobre a presença de memes em posts educacionais de um cursinho pré-vestibular online, com vistas a verificar se a presença deste gênero do discurso, que tradicionalmente veicula humor, instabiliza as relações escolares no sentido daquilo que afirma a tradição (SOARES, 1986; GERALDI, 1993; BOURDIEU, 2003 e BOURDIEU & PASSERON, 1982).
Publicado
2018-08-14