A revista Diálogos Pertinentes publica anualmente dois números regulares, com temáticas e teorias diversas que contemple as áres de Letras, Linguística e Educação. Para esses números, a chamada é de fluxo contínuo.
ISSN: 2177-9856 - QUALIS A4
A submissão para o volume 18, n.2 está aberta até 30/10/2022 - publicação em dezembro de 2022.
A submissão para o volumo 18, número temático está aberta até 30/10/2022 - publicação em novembro de 2022.
Número temático, v. 18 - OS ESPAÇOS NA LITERATURA: espacialidade e cronotopia nas narrativas ficcionais
Organização: Dra. Dulce Helena Melão – Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu/Portugal
Dra. Marilurdes Cruz Borges – Universidade de Franca/SP
O presente dossiê temático objetiva reunir pesquisas luso-brasileiras que tenham por enfoque o olhar sobre o espaço e/ou o cronotopo em narrativas literárias a partir dos pressupostos teóricas dos estudos literários ou dos estudos linguísticos.
As narrativas tendo como destinatário extratextual preferencial a criança e os jovens leitores constituem, também, matéria-prima de relevo, no perscrutar do caráter plurissignificativo do espaço (MELÃO, 2022; SILVA, 2021; TABERNERO-SALA, 2017). Propostas inovadoras de reler os clássicos da literatura infantojuvenil, valorizando a materialidade na construção do discurso (MARTINS, 2020; SILVA, 2020) desvelam, por seu turno, oportunidades de recriação do espaço no livro e nos seus limiares, e potenciam repensar os seus desvios e transgressões.
Considerando-se o conceito de cronotopo, tem-se que o espaço só pode ser percebido pelo tempo (BAKHTIN, 2011), visto que é pela visão do homem que o espaço se concretiza. Nos discursos literários, o tempo é artisticamente visível por meio do espaço. A releitura dos clássicos da literatura infantojuvenil pode promover um olhar sobre a categoria do conteúdo-forma em que o espaço se intensifica pelo momento do tempo (BAKHTIN, 2018).
Nos sentidos apontados, e face aos reconhecidos processos constantes de mobilidades, metamorfoses e redesenhos do espaço na atualidade (SHYMCHYSHYN, 2021; TALLY, 2014), múltiplos percursos de exploração podem dar ensejo a abordagens pluridimensionais que iluminem e potenciem futuras indagações.
Referências bibliográficas
BAKHTIN, Mikhail (2018). Teoria do Roamnce3 II: as formas do tempo e do cronotopo. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34.
BAKHTIN, Mikhail (2011). Estética da Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes.
MARTINS, Diana (2020). Era uma vez…três livros-objeto da editoral majora: recriações da Branca de Neve. IN S. R. SILVA (Org.) Clássicos da literatura infantojuvenil em forma(to) de livro-objeto (pp. 61-77). Aveiro: Universidade de Aveiro.
MELÃO, Dulce (2022). Reverberações dos espaços na escuta dos afetos: o livro pop-up pelas mãos de Anna Llenas. Elos. Revista de Literatura Infantil e Xuvenil, 9, 1-12. DOI http://dx.doi.org/10.15304/elos.9.7867
SILVA, Sara Reis da (2021). Labirintos e casas, portas e segredos: análise do espaço nas novelas juvenis de Ana Teresa Pereira. Elos. Revista de Literatura Infantil e Xuvenil, 8, 1-10. DOI http://dx.doi.org/10.15304/elos8.7624
SILVA, Sara Reis da (2020). Livros onde nascem os sonhos: revisitações de Peter Pan em forma(to) de livro-objeto IN S. R. SILVA (Org.) Clássicos da literatura infantojuvenil em forma(to) de livro-objeto (pp. 79-88). Aveiro: Universidade de Aveiro.
SHYMCHYSHYN, Mariya (2021). Geocriticism at crossroads: an overview. IN R. T. Tally (Ed.) Spatial literary studies: interdisciplinary approaches to space, geography, and the imagination (pp. 13-30). London and New-York: Routledge.
TABERNERO-SALA, Rosa (2017). O leitor no espaço do livro infantil. Para uma poética da leitura a partir da materialidade. IN A. M. RAMOS (Org.) Aproximações ao livro-objeto: das potencialidades criativas às propostas de leitura (pp. 181-199). Porto: Tropelias & Companhia.
TALLY, Robert T. (2014). Literary cartographies: spatiality, representation, and narrative. New-York: Palgrave Macmillan.