A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NO TEXTO: RELAÇÕES INTERSEMIÓTICAS

Camila de Araújo Beraldo Ludovice, Juliana Spirlandeli Batista

Resumo


Sabe-se que toda publicidade é constituída por mensagens que, de variadas formas, persuadem o virtual consumidor, variando segundo as escolhas do emissor, o estilo da publicação e o objeto sobre o qual a campanha incide. Do ponto de vista da relação entre a mensagem e destinatário, os textos publicitários apresentam diferentes características,
todas dependentes, outrossim, das condições de leitura dos textos. A partir dessas reflexões, a presente pesquisa busca investigar as manifestações linguísticas presentes no discurso publicitário contido em textos extraídos essencialmente de revistas dirigidas ao público masculino, que descrevem objetos-valores deste referido público, revelam o espaço em que circulam, o tempo em que se passam suas ações, bem como as emoções que experimentam. Centrando-se no pressuposto da teoria
semiótica greimasiana de que o texto constrói seu enunciatário, será possível averiguar, como a partir da figurativização do homem nas publicidades pode-se chegar às formas de vida do homem na atualidade.


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