O ALUNO, O PROFESSOR E O TEXTO NO NOVO CONTEXTO EDUCACIONAL

Entrevista com Marina Célia Mendonça

Resumo

Em 16 de junho de 2020, o Programa de Pós-Graduação em Linguística recebeu a Profa. Dra. Marina Célia Mendonça, docente da Universidade Estadual Paulista, UNESP, para uma entrevista intitulada O aluno, o professor e o texto no novo contexto educacional, transmitida sincronicamente pelo ambiente Blackboard Collaborate Ultra. Publicamos, nas páginas que se seguem, a versão impressa da entrevista. A Profa. Dra. Marina Célia Mendonça atua na graduação e na pós-graduação da Unesp de Araraquara na área da Análise do Discurso, com ênfase nos estudos bakhtinianos do discurso. É vice-líder do grupo de pesquisa SLOVO - Grupo de Estudos do Discurso, cadastrado no CNPq. Tem interesse nos estudos sobre letramentos, autoria, subjetividade/intersubjetividade, com enfoque nas relações entre as ciências da linguagem e o ensino/aprendizagem de língua. A proposta da entrevista levou em conta o atual cenário de pandemia no país e as consequentes abordagens no ensino de língua portuguesa em ambientes virtuais, uma vez que o aprendizado da leitura e dos fatores de textualidade encontram desafios mesmo em situações “normais”, nas quais aluno e professor interagem presencialmente. Durante o evento, a professora convidada falou de abordagens significantes no ensino da língua, dentro da perspectiva do ensino a partir de textos que fazem parte do cotidiano do aluno; abordou também o momento atípico pelo qual passa o país e, em especial, a Educação; e trouxe elementos para demonstrar que os resultados do PISA, exame internacional de Educação, se vistos em detalhes, podem apontar que o país evoluiu positivamente nos índices de leitura, se for levado em conta o aumento quantitativo das escolas no país. Palavras-chave: Novo contexto educacional. Pandemia. Ensino de língua portuguesa. Leitura. Textualidade.

Biografia do Autor

Marina Célia MENDONÇA, Departamento de Linguística, Literatura e Letras Clássicas da UNESP (FCL-Araraquara)
Doutora em Linguística pela Unicamp
Assunção Aparecida Laia CRISTOVÃO, Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Franca - Unifran
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp - Araraquara  
Marilurdes Cruz BORGES, Professora Permanente do PPG Linguística da Universidade de Franca
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp - Araraquara.  
Camila de Araújo Beraldo LUDOVICE, Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Linguística
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa Unesp - Araraquara.    
Publicado
2020-12-30