ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO DE RESUMOS ACADÊMICOS

Palavras-chave: Resumo acadêmico. Escrita acadêmica. Estratégias de escrita.

Resumo

No ensino superior, a escrita decorre da participação dos membros que compõem essa comunidade em práticas e eventos de letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 2014) através da produção de textos de gêneros específicos. O resumo acadêmico é um exemplo desses gêneros. Embora esse texto tenha, em geral, uma orientação institucional para sua elaboração, observamos que ele apresenta diferenças particulares no tocante a sua escrita. Neste artigo, temos por objetivo analisar resumos acadêmicos produzidos por graduandos e publicados na Revista Ao Pé da Letra. Nesses resumos, descrevemos sua estrutura composicional face às orientações do periódico, verificando o que há de maior ou menor regularidade, em termos de estratégias de escrita utilizadas para organizar essa estrutura. Ao longo da análise, apoiamo-nos também na descrição de movimentos retóricos.

Biografia do Autor

Roberto Barbosa Costa Filho, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Graduando em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente, é bolsista de iniciação científica no projeto "Estratégias de escrita do artigo científico" (PIBIC/UFCG).
Márcia Candeia Rodrigues, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Possui graduação em Letras pela Universidade Potiguar (1999), mestrado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e é doutora pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco - Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande no Centro de Humanidades - CH - Campina Grande- Pb. Tem experiência na área de Linguística e Língua Portuguesa, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da escrita, crenças e estratégias de aprendizagem da escrita, aspectos sintáticos e morfossintáticos da língua portuguesa, letramento, saberes e práticas pedagógica.
Publicado
2020-08-07