Os discursos sobre ciência e sociedade: reflexões filosóficas sobre a educação brasileira contemporânea

  • Carlos Eduardo da Silva Ferreira Unesp/Unicamp/Univesp
Palavras-chave: Geraldi, Bakhtin, Nietzsche, ciência, educação brasileira

Resumo

Este artigo trabalha centralmente com o texto de Geraldi (2003), ‘Depois do show, como encontrar encantamento?’ traçando, num movimento dialógico, a temática do fazer científico, tomando fios histórico-filosóficos sobre a ideia de ciência e sociedade. Para tal percurso, coloco em cena reflexões centrais de ópticas nietzschiana e bakhtiniana, apontando como os dizeres deste texto de Geraldi se aproximam destas bases de pensamento acerca de compreensões sobre o sujeito em seu trabalho científico a partir de concepções sobre ciência. Em seguida, estas reflexões desaguam em debates entremeados na esfera educacional a partir de uma análise discursiva em duas tirinhas retiradas da mídia do Facebook. Centralizo as questões sobre como encarar ciência e educação na contemporaneidade no que diz respeito à movimentação de identidades e sobre como as vivências escolares no cenário brasileiro vêm encarando a ideia de conflito e de devir em seus discursos oficiais. Temos, aqui, os “bastidores” do show que Geraldi nos encaminhou.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo da Silva Ferreira, Unesp/Unicamp/Univesp
Linguística e Língua Portuguesa - Unenesp/AraraquaraEducação matemática e Ciências da Natureza - Unicamp
Publicado
2020-08-07