A FORÇA PERSUASIVA DA REPETIÇÃO: UMA ANÁLISE DE ANÚNCIOS DE NOVELAS E MINISSÉRIES PUBLICADOS NA "VEJA"

Ana Cristina Carmelino

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise dos anúncios impressos de novelas e minisséries publicados na Veja (edições de 2006, 2007 e 2008), buscando revelar, por meio das considerações de teóricos da Retórica, não só as figuras retóricas que se fazem presentes na construção desses anúncios, mas também como o efeito do papel das figuras se relaciona com os fatores de persuasão. Sabemos que os textos publicitários tanto podem tender à busca de uma originalidade instigante, como podem seguir uma direção oposta, repetindo esquemas estereotipados. No caso de nosso objeto de análise, notamos que os anúncios reproduzem um modelo de construção, fazendo uso, principalmente, das figuras retóricas de presença.

Palavras-chave


retórica; figuras de retórica; anúncios de novela e minissérie.

Texto completo:

PDF