A revista Diálogos Pertinentes é de acesso aberto e está indexada em diferentes bases eletrônicas. Publica artigos originais e inéditos, de perspectiva teórica e/ou analítica, também artigos de revisão bibliográfica. 

Só serão aceitos trabalhos submetidos por pesquisadores doutores. Aceita submissão de pesquisadores em formação (mestrando e doutorando) quando  estiver em coautoria de um professor doutor. Trabalhos em co-autoria serão permitidos com no máximo três autores. 

Todas as informações, dados e conceitos expostos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências, serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Apenas serão publicados os trabalhos que obtiverem dois pareceres favoráveis, emitidos por membros do Conselho Editorial ou do Corpo de Avaliadores do periódico.

Não será publicado trabalho de um mesmo autor (ou de um grupo de autores) em intervalo inferior a 12 meses.

PROCESSO DE AVALIAÇÂO PELOS PARES

Diálogos Pertinentes avalia todos os trabalhos submetidos por dois pareceristas membros do Conselho Editorial ou do Corpo de Avaliadores. Se houver divergência na avaliação dos dois pareceristas, um terceiro parecer será solicitado. Após os pareceres serem emitidos, o autor da sumissão receberá os pareceres, juntamente com sugestões de alterações, quando houver. Os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas da revista serão devolvidos aos autores.

POLÌTICA DE ACESSO LIVRE

Diálogos Pertinentes oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao p´úblico proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

ARQUIVAMENTO

Diálogos Pertinentes utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permantes da revista para a preservação e restauração.

PLÁGIO

Diálogos Pertinente utiliza softwares disponíveis online para verificação de similaridade de conteúdo/política de plágio. Também conta com a colaboração dos pareceristas, que, no momento da avaliação double blind, notificam à equipe editorial qualquer semelhança substancial entre o manuscrito em questão e artigos já publicados ou simultaneamente submetidos a outros periódicos, assim como outras informações consideradas pertinentes.

A equipe editorial defende os princípios da delcaração de ética e de boas práticas na publicação, baseada no Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Revistas do Comité sobre Ética na Publicação - COPE, (disponível em http://publicationethics.org/).

NÚMEROS TEMÁTICOS

Diálogos Pertinentes aceita propostas para Números Temáticos. Os proponentes devem atentar para os seguintes critérios: ter submissão aberta para toda comunidade e os artigos devem passar por avaliação cega; ter tema de reconhecida relevância; ter a proposta avaliada e aceita pela Comissão Editorial.

O que é o Digital Object Identifier (DOI) | Biblioteca Central Irmão José  Otão – PUCRSSumários.org | Sumários de Revistas Brasileiras 

Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC)  Barriguda é indexada no Diadorim – A Barriguda